sexta-feira, abril 08, 2005

Você mudaria sua vida se pudesse?

Quantas vezes você já pensou em largar tudo? Em desistir? Pediu para o mundo parar para poder descer na próxima estação? Sentiu vontade de sumir ou de morrer?
Quantas vezes você parou e indagou: por quê fiz isto ao invés daquilo?
Há épocas em que todos os dias, o meu primeiro pensamento pela manhã é “por quê ainda estou aqui?”. Há momentos em que desejo a morte, porque só ela parece ser capaz de apaziguar toda a dor que eu sinto. Às vezes, quando estou sozinha na escuridão do meu quarto, vagando da imensidão da minha mente, fico imaginando como estaria agora se tivesse feito tudo aquilo que planejaram por mim e eu, simplesmente, chutei para longe.
Estava tudo estipulado. Eu devia casar, ter filhos, casa com quintal, cachorro e quem sabe até alguma ave exótica. Teria um carro bem grande para o conforto das crianças. Praticaria exercícios e saberia de cabeça o valor nutritivo dos alimentos. Não teria nenhum vício, nem café tomaria, porque haveria de ser exemplo para minha prole.
Não ficaria doente com os problemas do mundo. Não haveria preocupações com o meio ambiente. Eu mesma desconheceria que os recursos do planeta não serão suficientes para a minha descendência. O importante seria a minha geladeira cheia.
Jamais ficaria especulando sobre a vida de gente pública, principalmente políticos, porque política é “sujeira”. No máximo, falaria mal da vizinha, ridicularizaria o corte de cabelo de alguém.
Minha grande dúvida existencial seria escolher a cor da cortina da sala e a escolha mais difícil da minha vida seria o papel de parede do quarto das crianças.
Não usaria meu tempo vago para escrever romances feministas e autobiográficos, ao invés disso, me aventuraria no perigoso mundo da culinária na tentativa de descobrir novos sabores de sorvete.
Sentar num boteco e tomar uma cerveja com as amigas? Impensável! Estaria ocupada demais indo a chás beneficentes com a minha sogra.
Mas ao final de cada dia um filho adorável ou meu esposo carinhoso teriam para comigo algum gesto que faria sentir ao menos lembrada. Tudo perfeito. Tudo nos trilhos.
Esta é a vida que muitas mulheres levam. E são felizes assim. Não duvido disso. Mas não foi assim comigo e não me arrependo.
Se eu tivesse a chance de mudar tudo uma, dez, cem vezes, faria tudo de novo. Mesmo sabendo dos percalços. Mesmo consciente de que a solidão foi minha plena companheira. Mesmo na certeza de que foi o caminho mais doloroso, houveram momentos, rápidos e fulgazes, confesso, porém belos. E como diria Rubem Alves, “um único momento de beleza, por efêmero que seja, justifica a vida inteira”.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

tenho alguns três, quatro dias da minha vida que eu não me orgulho e se pudesse não teria feito não. Tenho completa coragem de dizer que me arrependo de ter cagado nesses dias, tanto comigo, mas principalmente com as pessoas que se envolveram neles.

8:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não me arrependo do que fiz, se pudesse voltar atrás, mudaria algumas coisas, eliminaria algumas pessoas da minha convivência, mas faria tudo de novo. Sofreria tudo de novo, amaria tudo de novo, hoje sei quem sou, pq tenho consciência do meu passado, das coisas q fiz e q deixei d fazer, das decisões q tomei. Sou muito mais eu. Kate, amo vc do jeitinho q vc é, e apesar do q vc é! Bjus

8:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu mudaria sábado!!!! aih Meu Deus!!!! rss
Mudei sua foto no meu blog... olha lá... bjos!!!!!

11:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Naum sei se mudaria... mas... só queria ter evitado de conhecer algumas pessoas........ VC é um exemplo...... pq... agora não vivo mais sem VC!!!!

BJS

6:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu prefiro acreditar e fazer a mudança na vida das pessoas...

12:05 AM  

Postar um comentário

<< Home