domingo, fevereiro 27, 2005

Perseverar


Posted by Hello

"Se não houver frutos,
Valeu a beleza das flores;
Se não houver flores,
Valeu a sombra das folhas;
Se não houver folhas,
Valeu a intenção da semente."

Henfil

Acho que os pais deveriam esperar dos filhos exatamente o que diz as frases acima... Tô tentando esperar isso da vida! Perseverar sem sensacionalismo, sem mediocridade.
Falando em pai, ele, Henrique Filho, o Henfil, também foi um grande pai - além é claro de um grande cartunista, apresentador, crítico do governo militar, e também um grande homem.
Eu conheci o Henfil meio por acaso. Foi no segundo ano de faculdade. Ele acabou virando base para o tema do meu seminário: HQs, histórias em quadrinhos.
Pra não ficar só no enlatados norte-americanos, como super homem, homem aranha, capitão américa (Eca!) - nada contra estes quadrinhos, que fique claro - decidi procurar algo que fosse genuinamente brasileiro, que refletisse o país. Encontrei o Ziraldo e o Henfil, entre outros, mas estes foram os que mais me agradaram.
Ambos integravam o legendário PASQUIM, o veículo mais audaz do período militar. Ah! uma máquina do tempo! Seus personagens eram incrivelmente brasileiros: tinha o tipo desmilinguido, o tipo ingênuo, o malandro, o safado. As temáticas, a política, a história, as tradições, o meio ambiente. Os desenhos do Henfil eram sem cor e pobre de traços, não por falta de técnica, mas a estrutura da composição refletia a pobreza de suas "criaturas", que eram nordestinas.
Após ler os feitos de Henfil, ao conhecer o vigor com que lutava pelo que era justo, eu quase não podia acreditar que ele era hemofílico - assim como seu irmão, o sociólogo Betinho, até a canção que se tornou famosa na voz de Elis relata "que sonha com a volta do irmão do Henfil". Ambos morreram vítimas da Aids, doença contraída em transfusões de sangue. (quem não souber o que é hemofilia vá se informar, porque eu não vou ficar explicando, não sou agente de saúde!).
Bom, o importante é que Henfil e Betinho foram dignos. Não fizeram sensacionalismo da doença, nem nas campanhas que compravam, muito menos em causa própria. Não foram medíocres. Foram seres humanos acima da média. Valeu pela lição!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Katita!! Finalmente consegui atualizar minha leitura...rs
Li tudo do seu blog que ainda não tinha lido. E,sem dúvida, adoro oq vc escreve!! Nem preciso dizer q vc tem talento!! E isso eh mto raro e importante...não fique triste por não reconhecerem seus valores, paciencia...é o único conselho q te dou...vc vai ter tudo q merece (e tudo de bom é claro!!)...mto amor, paz, sucesso e liberdade!! Vc merece...beijos!!

Andreia....

Ps. estou com preguiça de colocar pontuaçao e acento...ok...perdoe-me.

2:22 PM  

Postar um comentário

<< Home