terça-feira, dezembro 21, 2004

Olha só o que eu achei!


Escarafunchadora....

Certo dia, lendo uma das crônicas do Luís Fernando Veríssimo, deparei-me com a desconhecida palavra "escarafunchador", termo interessante designada para adjetivar pessoas xeretas, que fuçam até descobrirem coisas que se acreditavam extintas.
Hoje estava assim, meio "escarafunchadora", e olha o que eu encontrei remexendo numa caixa de textos antigos:

NOVELA

Pseudo-hippies tentam me convencer
que a utopia é possível
da paz, do amor livre
e do meu amigo invisível

Que a filosofia ébria
rolando nas mesas de bar
Será um dia a Constituição
o que irá nos salvar

Ondas emitidas ao mundo todo
Semeiam a mesma mensagem
De nada vale o conteúdo
Então trabalhe sua imagem

Compre este shampoo
e seus problemas terão acabado
Senta, se emboneca e espera
a vinda do teu príncipe encantado

Esquizofrenia é charme
nestes tempos modernos
e os pobres dos loucos
assistem a tudo perplexos

Pegue duas gírias
junte com um batuque
e terás uma melodia
e uma letra de araque

Pose nu para uma revista
Venda um milhão de cópias
Exponha sua vida
E não deixe de acompanhar a novela.

Acho que isto foi o mais próximo que eu já cheguei da poesia. Mas vou continuar "escarafunchando" ... Quem sabe encontro mais alguma coisa.