terça-feira, janeiro 18, 2005

Livros


Posted by Hello
"Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas"
Caio Graco

Crônica dos livros

Existem, basicamente, dois tipos de bens materiais que prezo mais que tudo na vida. Errou quem disse roupas e sapatos. O fato de eu ser mulher pode dar margem à essa conclusão e, além disso, são utensílios muito importantes, afinal o modo de vestir-se reflete o caráter de uma pessoa, mas isso não é relevante no momento. Meus bens preciosos são meus livros e meus CDs, e não digo isso demagogicamente, a fim de parecer intelectual.
Por uma dessas casualidades da vida, tenho visto meus livros e Cds jogados em todos os cantos da casa. Eles viviam seguros no acalanto do meu quarto, mas, tiveram de mudar-se temporariamente. Acontece que o resto da minha residência não estava pronto a abrigá-los, principalmente aos livros.
O motivo não é porque sejam em número exorbitante – infelizmente, ainda não possuo volume de livros que se possa chamar de biblioteca, na melhor das hipóteses, um "generoso" arquivo pessoal – o problema é falta de espaço mesmo!
A mudança veio com o propósito de lhes proporcionar um local mais digno de se viver. Eles ganharão uma estante nova, mais espaçosa, onde poderão se organizar melhor, e tenho certeza, serão mais felizes lá. Mas, enquanto o novo lar não fica pronto, me olham amedrontados.
A angústia tomou conta do ambiente. "O que faço em cima da mesa de centro? Pretendem me transformar em calço?" Ouço eles murmurarem. Ou em casos mais extremos, podem imaginar (alguns livros são bem criativos) que me cansei e planejo livrar-me deles. "Quem fim trágico para quem proporcionou tantas horas agradáveis! Quem compartilhou todo o conhecimento que possuía! Não é justo!"
Queria poder dizer aos meus livros que nada de mal vai lhes acontecer. A mudança, às vezes, é necessária. Que não pretendo vendê-los, nem trocá-los, nem doá-los ou algo do gênero. Continuarão sendo objeto de estima e mesmo de veneração. E que esse sentimentalismo todo que nos envolve é também uma metáfora das relações humanas. Há momentos em que parece que nos esqueceram, nos deixam em qualquer canto, e isso pode significar apenas que algo está mudando – e para melhor.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Os livros nos acalentam a alma... bjos!! Rê

4:38 AM  

Postar um comentário

<< Home